Bird Clemente – Sócio Honorário

É maravilhoso como a paixão pelos carros antigos e o automobilismo pode promover encontros tão especiais como este. Tivemos o privilégio de passar uma tarde na casa do Rei e Ás Bird Clemente para homenageá-lo, mas com seu enorme coração, inverteu os papéis e no final nós é que fomos premiados com tantas histórias incríveis do automóvel no Brasil.

Com certeza você já conhece o Bird Clemente Piloto, mas nesse dia tivemos o prazer de conhecer o Bird Clemente como pessoa, e que pessoa agradável!

Sua carreira começou muito antes do Maverick existir e quando ele chegou em 1973, Bird Clemente já havia conquistado as mais importantes vitórias de sua carreira. Ele diz que sempre esteve no lugar certo, na hora certa, bom ele estava lá quando Luiz Antônio Greco precisou de um piloto para correr na primeira corrida do Maverick no Brasil, eram as 25 Horas de Interlagos de 1973. Sabe o resultado? Olha só:

DSCF1891 (Copy)  DSCF1889 (Copy)

Esse é apenas um dos muitos e muitos troféus desse incrível piloto, ou melhor, o cara que profissionalizou a atividade de piloto, sendo o primeiro do Brasil a receber salário para correr, Bird Clemente!

No último sábado, José Roberto Vaz, nosso presidente, Mingo Abonante e eu, Juninho Fonseca, fomos encontrar com o Bird e sua esposa Luiza. Nos receberam em casa com muita alegria e o Bird foi logo contando suas histórias maravilhosas. Não consigo descrever a veracidade e convicção com que ele fala, o Bird tem uma forma fantástica de contar e descrever os fatos que é como se nós estivéssemos de frente para os carros, corridas, pessoas… é de outro mundo!

DSCF1908 (Copy) DSCF1905 (Copy) DSCF1904 (Copy) DSCF1902 (Copy) DSCF1900 (Copy)    DSCF1930 (Copy)

 

Em certo momento, o Bird pediu para que sua esposa Luiza lesse uma matéria que ele escreveu para a revista Auto Esporte sobre as Mil Milhas de 61. Foi emocionante!

DSCF1922 (Copy) DSCF1915 (Copy)

Olha ele se arrepiando com as memórias….

Bom, é muita coisa pra contar, mas tentarei ser mais objetivo. Em sua sala, além do troféu das 25 Horas de Interlagos de 1973, ostenta com muito orgulho o troféu das Mil Milhas do mesmo ano, foi outra prova que ele venceu com o Maverick.

DSCF1897 (Copy) DSCF1895 (Copy) DSCF1893 (Copy)

É incrível! Sua casa é como um templo do automobilismo nacional, ele guarda com muito cuidado os arquivos e vídeos daquela época romântica e sente que tem a obrigação de divulgar todas essas histórias.

DSCF1884 (Copy)    DSCF1925 (Copy)

Ainda fomos presenteados com seu livro: Entre Ases e Reis de Interlagos

DSCF1878 (Copy)   DSCF1873 (Copy)         DSCF1864 (Copy)

É por essas e muita outras razões que não poderíamos de como um Clube sério e filiado a FBVA, deixar de homenagear esse grande Homem e Piloto. Por isso entregamos-lhe o título de Sócio Honorário do Ford Maverick Clube do Brasil, reconhecendo toda sua trajetória de sucesso no mundo dos carros.

DSCF1886 (Copy)  DSCF1959 (Copy)

Foram momentos inesquecíveis, nos sentimos honrados por estar próximos a pessoas tão queridas. Mais uma vez o Ford Maverick Clube do Brasil lhes agradece Bird e Luiza, a forma carinhosa que nos receberam com certeza será retribuída em outras oportunidades.

DSCF1963 (Copy)

 

 

Autor: Juninho Fonseca

Sou o cara por trás das pesquisas e conteúdo do blog www.mavericknahistoria.blogspot.com.br e membro do Ford Maverick Clube do Brasil

Compartilhe

2 Comentário

  1. muito D ++++++……..

    Responder
  2. Juninho, Obrigado pelo carinho e consideração.

    Com estima,

    Bird Clemente

    Responder

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *